e-commerce

6 passos essenciais para começar o seu e-commerce online

2021-04-08 10:16:10 | 7 mêss atrás

Com surgimento e o fortalecimento dos negócios online, grande parte das empresas, de portes e segmentos variados, agregaram ainda mais valor aos seus serviços e produtos usando as ferramentas que a internet disponibiliza. Uma dessas ferramentas é o comércio eletrônico.


O e-commerce é um excelente meio para vender muitos tipos de produtos e, por essa razão, é visto como uma opção para impulsionar seus lucros a cada mês. Se você vê nas lojas virtuais uma possibilidade de contribuir na sua renda e de constituir uma empresa que possa chegar ao sucesso, continue em frente! Aqui vamos mostrar alguns passos fundamentais para que você comece seu negócio online.


O que é um e-commerce?

Como dito anteriormente, o e-commerce é um canal de vendas, de produtos ou serviços, através da internet. Isso significa que, toda a apresentação, negociação e venda são realizadas de forma online, sem precisar que o consumidor saia de casa para isso. Do mesmo modo, o pagamento também é realizado de forma online e o produto é enviado para o endereço do consumidor.


Hoje em dia, muitos consumidores optam por comprar pela internet, já que podem procurar os produtos e os preços com comodidade, sem precisar sair de casa.


Como o e-commerce funciona?

Em muitas partes, o esqueleto de um comércio eletrônico pode ser comparado ao de uma loja física. Ao mesmo tempo que uma loja de rua possui um endereço definido, uma loja online tem a sua URL, que corresponde a um código que dá acesso à loja. Nas vendas digitais, o comerciantes irá criar uma vitrine onde ele cadastrará todos os produtos que vende.


Quanto mais informações, fotos e descrições dos produtos, maiores são as probabilidades dos clientes se interessarem, visto que isso funciona como o atendimento prestado em uma loja física presencialmente. Quando ainda há dúvidas, os clientes do e-commerce podem entrar em contato com a loja antes de concluir a compra. Dessa forma, o cliente tem a certeza de que está diante do produto que precisa.


Para terminar a transação, o cliente deve pagar pelo produto. No geral, isso é feito com cartão de crédito ou através de um boleto bancário. Assim, em poucos dias, o produto escolhido chegará no endereço informado pelo cliente.


O que é preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Antes de decidir inserir o seu negócio no universo online, é fundamental observar e priorizar certos pontos. Veja quais são:


É preciso se planejar: não há dúvidas de que o comércio eletrônico é benéfico e que tem crescido em nosso país. Entretanto, ainda é necessário realizar um planejamento, assim como um plano de ação, deve ser bem elaborado e estruturado antes de iniciar uma loja virtual.


Fique atento ao estoque: lembre-se que, a partir do momento que o produto é exposto em sua loja virtual, ele precisa estar em estoque. Dessa forma, você evita a frustração daqueles clientes que estão realizando a compra mas não conseguem finalizar pois o produto está indisponível.


Não se esqueça da agilidade: a pessoas que adquirem um produto pela internet, estão buscando conforto, comodidade e agilidade. Dessa forma, se você quer abrir uma loja virtual, é preciso prestar um atendimento rápido e de qualidade, gerando um aumento nas chances de seu cliente ficar satisfeito e voltar a comprar com você. Isso envolve:

-Ter um site seguro;
-Oferecer várias opções de pagamento;
-Responder e resolver problemas de maneira ágil;
-Realizar uma entrega rápida e eficaz.

 

Como abrir um e-commerce? Veja o passo a passo

Agora que entendeu os principais pontos de um e-commerce, veja as 6 etapas fundamentais para tirar sua loja virtual do papel. Confira:


1- Defina os produtos ou serviço

O primeiro passo é definir o que você irá vender em sua loja virtual. Isso envolve a definição do produto, do segmento e do público-alvo que você irá atender. Dessa forma, você poderá contar com os fornecedores certos para o seu negócio, criar um nome para sua marca, pensar na questão da logística e dar início à criação de sua loja virtual.


2- Registre o domínio

O registro do domínio é uma parte fundamental para a criação do e-commerce, já que ele equivale ao endereço do seu site. O ideal é optar por um domínio ".com" ou ".com.br", o que agrega mais profissionalismo ao seu negócio. O custo para isso não representa um gasto grande para a empresa, porém faz muita diferença na impressão que causará em seu público. 


3- Escolha uma plataforma

Essa é uma etapa crucial para a criação de seu e-commerce e deve ser feita com muita pesquisa e comparação de funções e valores. Avalie os recursos oferecidos pela plataforma e veja quais poderão ser importantes para a sua loja em médio prazo. Isso irá evitar que você precise migrar de plataforma.


4- Faça o cadastro dos produtos

Como a loja virtual não conta com um atendimento presencial, o cadastro dos produtos precisa ser bem completo, com imagens que apresentem as características do produto e descrições completas, com medidas, instruções de uso, entre outras coisas. 


5- Estratégias de divulgação

Para ser encontrada pelos consumidores, é necessário recorrer a estratégias de divulgação para sua loja, como anúncios pagos e técnicas de SEO. Se dedique a entender cada uma delas e a se certificar sobre qual será a melhor maneira de divulgar o seu negócio.


6- Faça um bom atendimento

Dedique-se a oferecer o melhor atendimento possível a seus clientes, trabalhe com produtos de qualidade e cumpra prazos determinados. Tenha sempre em mente que clientes satisfeitos voltam a comprar no mesmo lugar.


Aqui nós reunimos os pontos mais importantes que você precisa saber antes de iniciar suas vendas online. Esperamos que tenha gostado e que tenha te ajudado a entender mais sobre o mundo do e-commerce. Continue nos acompanhando para mais!


Newsletter

Receba os posts do blog por email e fique por dentro de todas as novidades.

Ao clicar no botão de "Inscrever-se" você concorda com a nossa politica de privacidade

Leia também

...
e-commerce

Blog da Multivisi: O que...

2021-03-04 17:02:20 | 8 mêss atrás
Saiba mais
...
e-commerce

6 passos essenciais para começar...

2021-04-08 10:16:10 | 7 mêss atrás
Saiba mais
...
e-commerce

Pix: Descubra o que é...

2021-04-20 08:24:17 | 7 mêss atrás
Saiba mais
...
e-commerce

Dia das Mães 2021: Confira...

2021-04-30 08:23:38 | 7 mêss atrás
Saiba mais