artesanato

8 dicas para abrir seu ateliê em casa e começar seus trabalhos manuais

2021-08-19 14:18:54 | 1 mês atrás

Atividades criativas podem ser muito prazerosas e instigantes, e até mesmo se tornar uma fonte de renda. Trabalhos artesanais são capazes de criar peças únicas, que carregam um pouco do artesão, sua vivência e seu estilo de produção.


Para que o trabalho criativo flua sem interrupções, é interessante ter um local para isso. Um ateliê em casa é um jeito de manter tudo organizado e de obter inspiração. O espaço que está sem uso na sua casa pode ser seu lugar criativo. Confira 8 dicas que vão te ajudar a montar seu cantinho!


1- Escolha o espaço

Sabemos que, às vezes, é difícil dispor de um cômodo para o ateliê, principalmente quando o imóvel é menor. Mas, isso não pode te impedir, procure um cantinho livre. É interessante optar por um lugar tranquilo, tente evitar áreas de convivência, como a sala de estar.


É preciso priorizar a concentração, pois esse será seu ambiente de trabalho. Escolha um local que você possa ficar à vontade e deixar seus materiais à disposição. Se for possível, monte seu espaço próximo a uma janela, para aproveitar a iluminação natural.


Algumas ideias de lugares: um canto no quarto (se for um quarto maior), um quarto de hóspedes, área de serviço, um quarto nos fundos da casa ou um canto na garagem.


2- Harmonize a decoração

Aproveitar o espaço da melhor maneira é uma regra da decoração, principalmente quando falamos em um ateliê, onde há muitos itens e coisas pequenas a serem guardadas. Uma dica é usar as paredes a seu favor, instalando nichos e prateleiras para criar espaços de armazenamentos.


Lembre-se de deixar em uma altura acessível, afinal, ter que subir em uma escada ou em um banco sempre que precisar de algo não é produtivo. Existem também os painéis organizadores, de vários materiais, que podem ser comprados prontos ou personalizados, conforme suas necessidades.


Nesses painéis é possível anotar ideias e separar referências. No caso do pegboard, que é um painel perfurado onde é possível encaixar prateleiras, ganchos e até pendurar ferramentas de trabalho e potes com canetas e outros itens.


3- Use móveis práticos e úteis

É fundamental que eles funcionem e contribuam com a organização. Armários com divisórias ajudam a separar os materiais por setores e mantém tudo longe da poeira. Os modelos com portas transparentes ajudam a visualizar os itens sem precisar abri-las.


Gaveteiros são indispensáveis para quem trabalha com artesanato ou costura, já que neles é possível guardar linhas, tecidos, papéis, canetas, itens pequenos, entre muitas outras coisas. Além disso, você pode etiquetar cada gaveta e separar tudo por categorias.


As estantes fornecem espaço extra e deixam tudo a vista, o que economiza tempo na hora de procurar algo. Usar caixotes de feira traz uma vibe artesanal para o espaço e você pode criar uma estante cheia de estilo.


4- Organização

Caixas organizadoras são excelentes na hora de manter cada coisa em seu devido lugar. Como existem muitos modelos e tamanhos diferentes, é possível encontrar um modelo ideal para seus materiais. É interessante optar pelas transparentes, já que ela permitem enxergar os materiais de dentro sem esforço. Etiquetar tudo é uma ótima ideia para manter a organização.


Para combinar com a decoração, escolha as caixas com cores que tenham harmonia ou que sejam do mesmo tom. Escolher modelos feitos do mesmo material pode trazer mais harmonia. As caixas podem ser guardadas no armário, na estante ou sobre as prateleiras para economizar espaço e, dessa forma, manter tudo organizado.


5- Separe uma mesa de trabalho

Um erro bem comum é usar a mesa de jantar para trabalhar, já que você terá que ficar retirando todo seu material sempre que for usá-la nas refeições. Invista em uma mesa adequada ao seu espaço mas que também atenda suas necessidades.

 
Você pode comprar uma peça pronta e apostar nas bancadas fixadas na parede, apoiadas em cavaletes ou em gaveteiros. Uma mesa personalizada pode ser uma boa opção também, pois ela terá o tamanho ideal e ainda contará com nichos, gavetas ou espaços de armazenamento.


Arrematar sua mesa com um vidro pode ajudar muito, pois quando usar tintas, estilete ou colar algo, o móvel estará protegido. Além disso, você pode colocar referências visuais embaixo do vidro e sempre se inspirar.


6- Priorize o conforto

A estética do lugar conta muito, mas não adianta ter um ateliê lindo se ele não for agradável. Sempre priorize o conforto nesse ambiente, já que você passará um bom tempo lá. Quanto melhor for o espaço para você, maior será a produtividade.


O conforto visual é de extrema importância também. O ideal é ter uma luz direta sobre sua mesa de trabalho, mas você pode optar por ter uma luminária, já que ela pode ser direcionada para onde você precisar. Sua cadeira é outro ponto importante, pois isso evitará dores nas costas e nas pernas, então conte com uma cadeira confortável e regulável.


Climatizar o espaço é mais um ponto a considerar, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente muito quente ou muito frio, isso pode prejudicar seu rendimento.


7- Procure a facilidade de limpeza

Vise a facilidade de limpeza do seu ateliê, você não quer trabalhar em um ambiente sujo e inadequado, não é? Siga o pensamento de sempre guardar o que pegar, assim você mantém tudo organizado e em seu lugar, mas também é importante ter uma rotina de limpeza. Limpe o espaço regularmente e faça uma bela faxina nas prateleiras e estantes uma vez por mês.


8- Solte a criatividade

Deixe seu espaço com sua cara e depois de pronto, explore sua criatividade! Ter seu cantinho de fazer seus projetos podia ser o que faltava para aumentar sua criatividade e produtividade. Agora com seu espaço em casa, manter a organização e limpeza, os benefícios refletirão no seu trabalho.

 

Esperamos que tenha gostado e que continue nos acompanhando para mais conteúdos!


Newsletter

Receba os posts do blog por email e fique por dentro de todas as novidades.

Ao clicar no botão de "Inscrever-se" você concorda com a nossa politica de privacidade

Leia também

...
artesanato

Como fazer bonecos de feltro?...

2021-07-16 09:41:18 | 2 mêss atrás
Saiba mais
...
artesanato

8 dicas para abrir seu...

2021-08-19 14:18:54 | 1 mês atrás
Saiba mais
...
artesanato

Como começar a trabalhar com...

2021-08-26 10:46:48 | 1 mês atrás
Saiba mais