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Dia das Mães 2021: Confira 10 dicas para vender muito online

2021-04-30 08:23:38 | 7 mêss atrás

Está chegando o mês de maio e com ele vem o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Domingo, 9 de maio, pode ser uma ótima oportunidade de você aumentar suas vendas, mesmo com a pandemia que estamos vivendo. Nos últimos anos, o funcionamento desse período tem sido favorável para o mercado de e-commerce.


Pesquisas feitas em 2019 e 2020 mostram um crescimento significativo nas compras pela internet devido ao isolamento social no Brasil. Esse ano, as estimativas para as vendas no e-commerce permanecem favoráveis e a tendência é que continue acontecendo a migração de consumidores para os canais digitais. Continue a leitura para dicas para aumentar suas vendas online!

 

1- Compreenda o perfil do consumidor

Na grande maioria das vezes, não é a mãe que escolhe o presente. Sendo assim, a experiência de compra é dos filhos (as). Para fortalecer essa experiência de compra, questione-se sobre o perfil do filho (a). O que ele busca? O que ele deseja com o presente que entregará para a mãe?


Dois aspectos diferentes precisam ser trabalhados:

- O que ele quer que a mãe sinta ao ser presenteada, considerando os efeitos do produto ou serviço para ela: pode ser mais praticidade no dia a dia, um toque de estilo ou até mesmo uma experiência inesquecível;
- O que o filho, enquanto consumidor, espera na compra: por exemplo, preço mais baixo, opção de parcelar a compra, frete grátis, entrega agendada ou algum detalhe como a possibilidade de enviar um cartão de Dia das Mães personalizado junto com a encomenda.

 

Adapte suas estratégias conforme as preferências do consumidor.

 

2- Faça campanhas que tenham relevância

No momento de montar a campanha, pense em como ela será relevante para o público. Reflita sobre as possibilidades de emocionar o público e remeter aos sentimentos da relação entre mãe e filho (a), sem deixar sua marca de lado, pelo contrário, crie um contexto que ligue tudo.


Algumas campanhas de sucesso como "Bilhetinhos", da Cacau Show e "Ai Jesus", da Vivo, podem te ajudar a se inspirar para planejar a sua campanha. 

 

3- Faça kits especiais

Avalie seu estoque e use sua criatividade para fazer kits exclusivos para essa data comemorativa. Essa é uma forma de oferecer um produto diferenciado e acrescentar valor à sua mercadoria e à sua marca. Outra opção é oferecer embalagens de presentes personalizadas no dia das mães, assim o cliente poderá montar o próprio kit com os itens que ele preferir.

 

4- Personalize seu layout

Da mesma forma que as lojas enfeitam suas vitrines, faça seu e-commerce entrar no clima também. Você pode colocar imagens que se relacionem com a data, reorganizar a categorização dos produtos ou criar uma categoria "Dia das Mães", uma tag "presentes", por exemplo.


Você também pode fazer com que certos produtos apareçam em destaque na home e nas sugestões de busca do seu site. Quanto mais fácil for para o cliente encontrar os produtos relevantes para essa data, as chances de compra são maiores.

 

5- Promoções

São inúmeras promoções que você pode usar nessa data, por exemplo: frete grátis, cupom de desconto, preços especiais, entre várias outras. É importante que você determine uma data limite, para que, assim, você estimule o senso de urgência do cliente.


Outra opção é criar ações interativas como, por exemplo, criar um concurso em que os clientes devem mandar fotos com as mães para as redes sociais de sua loja e a mais votada ganha um prêmio especial. Além de aumentar sua vendas, você estimula a interação entre você e o cliente nas redes sociais e melhora a reputação de sua loja virtual.


Aproveitar a opção de pagamento pelo PIX para oferecer descontos também é uma excelente ideia. Ofereça de 5 a 10% de desconto, isso pode criar um gatilho mental para o cliente fechar a compra, já que assim ele estará livre das taxas de cartões de crédito. É uma maneira simples e eficiente de impulsionar seu faturamento. 

 

6- Preste atenção no estoque

Para realizar promoções e ações de marketing, é importante negociar com fornecedores o quanto antes. Isso é importante também para garantir que a entrega da mercadoria seja feita sem atrasos. Se você fabrica seus próprios produtos, é importante se preparar para aumentar a produção. Caso seja necessário, conte com a ajuda de terceiros para garantir a confecção de todos os itens.

 

7- Divulgação

Faça um planejamento com antecedência para criar uma boa estratégia de marketing digital para essa data. Use o e-mail marketing, as redes sociais (como o Instagram), o Google Adwors e todos os meios usados por sua empresa para realizar a divulgação. É importante determinar uma meta de faturamento e direcionar as estratégias de marketing para atingir esse resultado.

 

8- Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma maneira de aquecer os leads (potenciais consumidores) sobre as ações que sua loja está desenvolvendo para o Dia das Mães. Use para divulgar as ofertas e promoções que serão implantadas na data e também para convidar o público a participar de alguma campanha institucional.


O importante é fazer o planejamento com antecedência, para agregar valor ao produto. Use a criatividade e pense em quantos passos são necessários dar para que o público se sinta inserido, criando uma sequência de e-mails em tempo suficiente para que os destinatários comprem.

 

9- Ofertas em redes sociais

Use as redes sociais com um direcionamento mais visual, como o Instagram, para chamar o público para seu e-commerce, direcione uma verba para anúncios pagos, isso também irá ajudar muito no alcance de sua sua loja. No YouTube você pode fazer tutoriais e vídeos de demonstração de seus produtos.

 

10- Ofereça frete grátis

Dependendo do tíquete de compra do seu e-commerce, é possível introduzir o valor do frete no próprio pagamento. Contudo, essa tática pode ser feita também para aumentar o tíquete médio por venda. Imagine que as compras no seu e-commerce tem um tíquete de R$70, normalmente. Assim, você pode disponibilizar o frete grátis para compras acima de R$90, estimulando seu cliente a comprar mais itens para ganhar a entrega.

 


Agora se prepare para as vendas! Essas dicas podem ser aplicadas, não só no Dia das mães, mas também em outras datas comemorativas. Por mais que a estratégia é a mesma, o principal ponto é mostrar que sua marca se importa e que está preparada para a data.

 


Esperamos que as dicas tenham te ajudado e que você continue nos acompanhando para mais dicas!


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