empreendedorismo

Empreendedor iniciante: 5 dicas para quem está começando

2021-03-05 08:15:02 | 7 mêss atrás

Abrir o próprio negócio é um grande desafio tanto para um empreendedor iniciante quanto para alguém que já atua na área. É essencial iniciar esse caminho investindo em um bom planejamento estratégico e financeiro, caso contrário, seu negócio será prejudicado antes mesmo de começar no mercado. Segundo a Sebrae, a taxa de continuidade com até dois anos é de 58%, sem incluir os Microempreendedores Individuais. Contudo, alguns dos motivos desse resultado temos:

- Falta de planejamento e capacitação;
- Falta de atualização;
- Gestão pouco competitiva, sem aperfeiçoamento dos processos.


Ou seja, esses são os caminhos para realizar o sonho de empreender mas ainda é necessário ir além. Utilizar boas práticas é fundamental para cumprir essa jornada imprevisível e cheia de desafios.

 
Desafios do empreendedor iniciante

Um dos primeiros passos é escolher o melhor segmento de atuação para, assim, aumentar suas chances de sucesso. Quando fazer a escolha, o próximo passo é conhecer melhor esse nicho no mercado para que você veja um resumo das expectativas de crescimento e desafios desse segmento. Mesmo que o setor seja consolidado e possua uma demanda alta e de modo constante, ainda existem alguns obstáculos para serem vencidos, como:

- Lidar com a inadimplência;

- Lidar e trabalhar a solidão e a inexperiência através de cursos de capacitação e criação de uma rede de networking;

- Tornar sua empresa conhecida, tendo como principal desafio a fidelização, ou seja, atrair e manter os clientes para que eles comprem seus produtos novamente em vez de optar pelo concorrente;

- Calcular os custos necessários para saber quanto é necessário possuir de capital de giro, ou seja, o valor que deve ser reservado para manter o negócio em funcionamento.


Com a utilização de boas práticas todos esses bloqueios são eliminados. Consequentemente, elas englobam desde a conduta correta até a gestão eficaz, e passam por variáveis que auxiliam a alcançar o sucesso. Pensando nisso, separamos 5 dicas de empreendedorismo para ajudar você no seu sonho de empreender!


1- Partilhe sua ideia

Um equívoco comum dos iniciantes é ter receio de expor sua ideia para outros com medo de alguém fazer igual. Porém, isso deixa de fazer sentido ao pensarmos no networking, ou seja, na rede de contatos significativa para o sucesso da firma. Ao dividir seus pensamentos com outros profissionais ou pessoas que já tiveram experiências parecidas, você pode receber conselhos que vão ajudar a economizar tempo e capital. Um olhar vindo de fora pode ser fundamental para solucionar um problema que parece não ter solução.

Conversar com pessoas do setor que pretende empreender também ajuda em alguns outros aspectos. Você descobre as tendências e se elas possuem chances de continuar no mercado. Além do que já foi citado, você descobre também bons fornecedores do segmento que escolheu atuar.


2- Conheça e analise empresas do segmento escolhido

É essencial compreender o setor em que irá atuar e também sobre as outras áreas da empresa, como o comercial, o financeiro e o marketing, por exemplo. Esse é o modo mais eficaz de ter uma perspectiva completa do negócio. Lembre-se que gerenciar um negócio abrange áreas variadas. Para investir no setor de alimentação, por exemplo, é interessante conhecer outras empresas dessa área pois é um setor com muitas chances de sucesso, sendo assim, você identifica características de cada negócio. Bares e restaurantes possuem ações para entreter seu público, já as empresas de marmita disponibilizam uma alimentação mais básica fora de casa e existem empresas que proporcionam serviços para a cobertura de eventos. Por outro lado, os supermercados possuem um amplo conjunto de opções porém, se optar por um negócio semelhante localizado em um bairro, precisa oferecer produtos adequados para os moradores dessa região.


3- Organize sua vida financeira

O primeiro passo é organizar o fluxo de caixa. Usando as tradicionais planilhas é possível ter controle da entrada e da saída de produtos e realizar estimativas futuras. Você pode optar por usar softwares de gestão específicos para seu segmento. Com um software de gestão ou ferramentas tradicionais como as planilhas, você consegue ter uma noção se suas ações causam efeitos positivos ou se é preciso corrigi-las. Dessa forma, você tem controle da situação financeira de seu negócio e ainda pode planejar seu crescimento de maneira segura e apurada.


4- Estude e conheça o mercado de atuação

Quanto mais conhecer a concorrência e a área de atuação, maiores são as chances de chegar ao sucesso. Fazendo a análise do mercado, você terá mais segurança e confiança para definir suas estratégias. Faça pesquisas de quantidade e qualidade, elas irão te ajudar a reconhecer seu público-alvo e apontar as melhores táticas para vender seus produtos ou serviços. Além do mercado, analise também a situação econômica do país. Se a análise indicar que não é o melhor momento para inaugurar sua empresa, talvez seja melhor esperar.


5- Precifique corretamente

Iniciantes podem errar na hora de definir sua margem de lucro ou fixar valores doa serviços ou produtos, isso pode acontecer por meio de cálculos errados. É necessário adotar técnica corretas para isso. Pesquise em livros para empreendedores para que conheça mais sobre como precificar, margem de lucro e outras informações importantes. Se necessário, você sempre pode procurar a ajuda de um profissional de finanças.


Sabemos que o início da caminhada pode ser difícil e desafiador mas não desista. O caminho pode ser longo mas no fim, todo esforço terá valido a pena. Sempre se lembre da tecnologia, ela é uma grande aliada nesse processo. Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas! Continue acompanhando nosso site para mais conteúdos!


Newsletter

Receba os posts do blog por email e fique por dentro de todas as novidades.

Ao clicar no botão de "Inscrever-se" você concorda com a nossa politica de privacidade

Leia também

...
empreendedorismo

Empreendedor iniciante: 5 dicas para...

2021-03-05 08:15:02 | 7 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

10 dicas para mulheres empreendedoras...

2021-03-05 08:24:54 | 7 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Circuito Multivisi: Fique por dentro...

2021-03-09 11:38:00 | 7 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Máquina de Café Vending: Confira...

2021-03-17 10:19:07 | 7 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Pix: Descubra o que é...

2021-04-20 08:24:17 | 5 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

5 máquinas para abrir um...

2021-04-22 16:53:37 | 5 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

O que é Clubhouse? Como...

2021-04-28 09:51:01 | 5 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Como faço para me tornar...

2021-05-21 11:29:30 | 4 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

O que é um Showroom...

2021-05-28 08:44:51 | 4 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

A Multivisi é confiável e...

2021-06-11 10:56:01 | 4 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

4 dicas para empreender e...

2021-06-18 11:19:33 | 4 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Quais são as principais formas...

2021-07-07 09:57:57 | 3 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

5 tendências para pequenas empresas...

2021-07-09 10:38:32 | 3 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

7 passos para melhorar a...

2021-07-23 10:10:33 | 2 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Financiamento pelo Proger: Aprenda como...

2021-07-29 09:22:49 | 2 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

10 dicas essenciais para motivar...

2021-08-06 09:05:21 | 2 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Jornada do cliente: Descubra o...

2021-08-12 08:54:45 | 2 mêss atrás
Saiba mais
...
empreendedorismo

Quais os principais tipos de...

2021-09-27 15:27:38 | 3 semanas atrás
Saiba mais