empreendedorismo

Quais são as principais formas de pagamento e quais as melhores

2021-07-07 09:57:57 | 2 mêss atrás

Atualmente, se seu público gosta de usar o cartão de crédito e o celular para pagar por suas compras, é necessário se adaptar a essas necessidades e disponibilizar o máximo de conveniência possível. Por isso, é preciso ter mais que bons preços, produtos ou serviços excelentes e um atendimento de qualidade, é preciso também diversificar suas formas de pagamento para atrair clientes e elevar suas vendas.

 


Aqui você conhecerá as principais opções do mercado e poderá escolher as melhores para seu negócio, continue a leitura!

 


Formas de pagamentos

 

A forma de pagamento mais tradicional é o dinheiro em espécie, que é o principal método de troca e é aceito em qualquer transação. Por muitos anos, os talões de cheque foram usados no dia a dia dos brasileiros, mas hoje estão cada vez mais raros de se ver.

 


Porém, em compensação, hoje existem várias outras formas de pagamento mais seguros e práticos, como os cartões de débito e crédito, boletos, transferência bancária e pagamentos online.

 


Com o avanço da tecnologia e as mudanças no perfil dos consumidor, a tendência é que as formas de pagamento continuem evoluindo, sempre no rumo da transformação digital. Atualmente, é possível pagar por algo apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão ou apontando a câmera para um QR Code, por exemplo.

 


As mais usadas no Brasil


De acordo com o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, postado em 2020 na Veja, nós brasileiros triplicamos o uso de pagamentos pelo celular, pulando de 8% em 2018 para 21% em 2019. Essa esfera inclui os pagamentos "in-app", como aqueles feitos nos apps do iFood e Uber, os pagamentos com QR Code e os pagamentos por aproximação (contactless).

 

Já os cartões de crédito e débito são usados como principal forma de pagamento por 52% do público, que, em 2018, eram apenas 27%. Outro meio de pagamento é o dinheiro vivo, que apenas 25% da população segue usando cédulas e moedas em suas compras.

 


Os números apenas confirmam a tendência de digitalização dos pagamentos e as mudanças no perfil do consumidor brasileiro.

 


8 melhores formas de pagamento para oferecer no seu negócio

1- Dinheiro em espécie


Por mais que o "dinheiro de plástico" (cartões de crédito e débito) seja usado cada vez mais por sua praticidade, o dinheiro vivo ainda possui seu lugar na carteira dos brasileiros, usado principalmente pela parte da população que não possui conta em banco e acesso a serviços financeiros e em estabelecimentos com ticket médio baixo.

 


As vantagens desse meio de pagamento são duas: a liquidez, pois você recebe o dinheiro no ato da venda, e a economia, pois não há cobrança de taxa sobre cada transação, ao contrário dos outros meios de pagamento.

 


Por outro lado, não é seguro acumular dinheiro em espécie no caixa, já que isso pode colocar o estabelecimento na mira de assaltantes. Além disso, aceitar apenas dinheiro como forma de pagamento é muito limitado e prejudica o desempenho do negócio, por menor que seja.

 


2- Máquina de cartão


Conforme dados da Abecs (Associação Brasileira da Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) postados no Uol, os brasileiros gastaram R$1,84 trilhão com compras em cartões no ano de 2019, 18,7% a mais que em 2018.

 


Assim como não é bom a empresa ter muito dinheiro no caixa, o cliente também evita andar com muito dinheiro na carteira, além de ser mais prático pois não é preciso sacar dinheiro o tempo todo.

 


Por outro lado, há o risco de fraude e prazos mais demorados para receber, além das taxas cobradas em cada transação. Porém, ainda que o pagamento com cartão saia um pouco mais caro, é preciso entender que atender ás necessidades do cliente é mais importante.

 


Ou seja, vale a pena ter alguns gastos extras com a maquininha se isso significa aumentar as vendas e atrair mais clientes.

 


3- Intermediadores de pagamento no e-commerce


Se seu negócio é totalmente virtual, é preciso investir em uma boa plataforma de e-commerce e variar ainda mais os meios de pagamento. Para micro e pequenas empresas, existem soluções prontas que podem ser personalizadas para atender suas necessidades.

 


Plataformas de comércio virtual, como Magento, Shopify e NuvemShop, já oferecem a integração com mediadores de pagamento, como o Paypal ou PagSeguro, que são muito usados no Brasil. Dessa forma, a vantagem é que você não terá que desenvolver seu próprio sistema de pagamento, e boa parte dos usuários já conhecem os serviços intermediadores e confia neles.

 


As desvantagens são as taxas cobradas sobre cada transação e o fato de que, para ingressar na área de pagamento, o cliente acessa um site externo.

 


4- Boleto Bancário


O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais comuns nas lojas online, além de ser usado em faturas de cartão de crédito e contas do dia a dia.

 


Com o uso de um software, a empresa emite o boleto com um código de barras e numérico. Então, o cliente imprime o boleto e pode pagá-lo em um caixa eletrônico ou loteria, ou ele pode copiar o código numérico e pagar pelo internet banking, carteira digital ou app do seu banco.

 


No geral, a taxa cobrada pelo banco por boleto emitido é menor do que as que envolvem uma transação por cartão de crédito ou débito. Sua única desvantagem é o prazo de compensação do boleto, que pode ser de até 3 dias úteis.

 


5- Transferência bancária


Esse é um meio de pagamento muito simples, basta você passar o número da conta da sua empresa para o cliente que ele transfere ou deposita o dinheiro e te envia um comprovante da operação. Não possui taxas para quem recebe o pagamento e o valor entra em poucas horas ou, no máximo, no dia seguinte.

 


Outra opção parecida é o débito online, ou Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), é uma solução que oferece pagamentos instantâneos no e-commerce. No TEF, o cliente precisa acessar uma página de conexão segura com o banco e digitar seus dados bancários e fazer a transferência. Mas, há uma taxa para a empresa, que, geralmente, é menor que 1$.

 


6- Pagamento por aproximação


Nesse meio de pagamento, o cliente paga pela compra aproximando um dispositivo da máquina de cartão. Ele pode usar um smartphone (pagamento através de carteira digital), seu cartão de débito/crédito ou um dispositivo vestível (pulseiras e relógios inteligentes), desde que seja compatível com a tecnologia NFC (Near Field Communication).

 


Uma pesquisa da Mastercard, publicada em 2020 na MobileTime, aponta que 69% dos brasileiros começaram a usar mais os pagamentos por aproximação durante a pandemia do Covid-19 para reforçar o distanciamento social e as medidas de prevenção.

 


Essa forma de pagamento veio para ficar e é importante ter uma maquininha que suporte esse meio de pagamento.

 


7- Pagamentos através do celular


Aqui estão incluídos os pagamentos por aproximação, QR Code e dentro de aplicativos, que estão ganhando espaço pela sua praticidade.

 


O grande impulsor dos pagamentos pelo celular é Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que possibilita transferências em até 10 segundos e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os pagamentos cairão diretamente em sua conta, sem intermediários, e as taxas para empresas são bem menores.

 


8- Link de pagamento


Para empresas que realizam vendas pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, o link de pagamento é recurso prático para receber seu pagamento sem precisar de uma maquininha ou loja virtual.

 


Basta ter uma conta em um intermediador de pagamentos ou carteira digital e enviar o link com o preço a ser pago para seu cliente, que poderá escolher entre diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito/débito, saldo da conta, boleto, etc.

 


Também há a cobrança de taxas pela operação, mas vale a pena por sua praticidade e conveniência oferecida ao cliente.

 


Você precisa escolher as formas de pagamento que melhor se encaixam no seu negócio e atendem às necessidades do seu público, além do fato de que, quanto mais meios de pagamento você oferecer, melhor será seu grau de diferenciação do concorrente. Continue nos acompanhando para mais conteúdos!

 


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